Notícias /

Hospital Geral Luiz Viana Filho ganha novas instalações

10/06/2010 18:33
luiz viana

O Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), localizada no município de Ilhéus, recebeu, neste sábado, as novas instalações do setor de urgência e emergência, além de um centro de diagnóstico por imagem. A inauguração dos novos espaços foi feita pelo governador do Estado, Jaques Wagner, acompanhado pelo secretário da Saúde, Jorge Solla.

Nas novas instalações do HGLVF, passaram por adequações o banco de sangue, a sala de pequenos procedimentos cirúrgicos, os leitos de observação e o consultório ortopédico. Os dois leitos semi-intensivos foram totalmente reformados e reequipados Foram abertos mais dois consultórios médicos e uma farmácia para atender os pacientes da emergência. “Esse é um hospital importante para toda a região de Ilhéus e este investimento faz parte da revolução que está sendo feita na saúde do estado”, declarou Jaques Wagner.

Para o setor de imagem foi adquirido um moderno tomógrafo. O novo aparelho tem a possibilidade de diagnosticar doenças no cérebro em apenas quatro minutos. Os exames podem ser avaliados por equipes médicas de qualquer parte do mundo, já que existe a possibilidade de os resultados serem transmitidos pela internet. Foi instalado também no hospital um novo aparelho de Raio-X totalmente digital. “A unidade estava destruída, mesmo com todos os esforços dos profissionais. Hoje ela passa a ser uma referência em emergência para a região”, falou Jorge Solla.

Outro anuncio feito pelo secretário foi a regularização do terreno onde o hospital é construído. “Resolvemos um problema de quarenta anos regularizando o terreno da unidade”, comentou Solla, que ainda falou que já está em fase final uma negociação com o Ministério da Saúde para um novo investimento parra a ampliação do HGLVF.

O hospital, que atende cerca de 5 mil pessoas por mês, conta com 139 leitos, além de mais 30 psiquiátricos. É referência em emergência para 14 municípios da região sul do estado. “Com essa reforma os usuários terão um melhor atendimento e uma maior resolutividade, além disso, nossos profissionais têm melhores condições de trabalho”, falou o diretor geral do HGLVF, Gustavo da Silveira Filho.

L.R. DRT 2.600/BA