Conferência Municipal de Saúde Movimenta São Francisco do Conde

11/07/2011 13:03

Na última sexta-feira (08), a Conferência Municipal de Saúde em São Francisco do Conde foi bastante movimentada. Cerca de 400 pessoas foram à Câmara de Vereadores do Município para participar da abertura da Conferência. Entre os presentes estiveram os Secretários do Governo Municipal, Vereadores, o Vice-Prefeito, representante da 1ª Dires, profissionais da saúde, Conselheiros de Saúde (CMS) e cidadãos da comunidade.

Com o tema “Saúde Ambiente e Desenvolvimento para a População. Acesso e Acolhimento de Qualidade um Desafio para o SUS”, a atividade levou propostas de melhorias e mudanças para a saúde, que posteriormente serão discutidas nas etapas estadual e nacional da conferência. Entre os delegados estão representantes dos 22 conselhos locais de saúde. O que garante a democracia com 50% de cidadãos, 25% de profissionais da saúde e 25% de gestores públicos.

A Secretária Municipal Marília Fontoura abriu as atividades da conferência com uma palestra sobre a “Situação de Saúde e Políticas Públicas de Atenção a Saúde da População São Franciscana” destacando as principais ações de saúde que estão sendo desenvolvidas,e entre outros avanços, a redução da mortalidade infantil.

Já o Secretário da Saúde do Estado da Bahia Jorge Solla enviou um vídeo saudando a Conferência e falando de sua importância, que estão acontecem em todo o estado, para a democratização e para apontar melhorias para a saúde.

A Conferência durante o final de semana, também debateu sobre os diversos eixos temáticos, tais como: Saúde, Ambiente e Desenvolvimento: Ambiente Saneado, Mais Saúde para a População; Políticas da Saúde na Seguridade Social e Participação da Comunidade e Controle Social; Os Desafios da Gestão do SUS para a Reorientação do Sistema de Saúde – Intersetorialidade, Financiamento e Pacto pela Saúde.

Fonte: Assessora de Comunicações SESAU
Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Conde/BA