Gestores de 38 municípios que compõem as regiões de saúde de Irecê e Jacobina participam nesta quarta-feira e quinta-feira (6 e 7) da Oficina de Trabalho de Pactuação Articulada do Sistema de Pactuação de Indicadores (Sispacto) e Programação das Ações de Vigilância em Saúde (ProgVS) 2013 a 2015. O evento, que foi aberto nesta manhã com a participação do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, está sendo realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina.
O encontro tem como um dos objetivos pactuar as metas de 48 indicadores para alimentação do Sispacto 2013, dentre eles as coberturas populacionais estimadas pelas equipes de Atenção Básica e pelas equipes de Saúde Bucal e a cobertura vacinal. Além disso, pretende-se programar as ações de vigilância em saúde para os anos de 2013, 2014 e 2015.
O secretário Jorge Solla explicou que esse é um período de fechar os planos municipais de saúde. “Na oficina, vamos trabalhar com pactuação de metas para os principais indicadores de saúde e com isso poderemos estabelecer um horizonte a ser alcançado na gestão municipal, numa interação com os governos estadual e federal”, pontuou o Secretário, que ainda falou dos avanços da saúde nas regiões de Jacobina e Irecê, como a ampliação da cobertura de Saúde da Família, com a construção e reforma de unidades e o Programa Mais Médicos.
“As discussões nos levarão a melhorias no sistema de Saúde”, disse o prefeito de Jacobina, Rui Macedo. “É uma oportunidade para que os municípios saiam fortalecidos. Estamos discutindo o futuro do atendimento em saúde com a conformação de redes e os avanços para o Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário de Saúde de Jacobina, Ivonildo Dourado.
A subsecretária da Saúde do Estado, Suzana Ribeiro, e o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa Sorte, também participaram da abertura do evento.
A Oficina já aconteceu nas cidades de Barreiras, Salvador, Itabuna, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Vitória da Conquista, e começará em Juazeiro nesta quinta-feira (7).
Projeto SWAp
Durante a abertura do evento, também foi apresentado aos gestores o Projeto SWAp Bahia, que tem como objetivo geral promover o desenvolvimento social com equidade no Estado, ampliando o acesso à água em quantidade e qualidade e a ações para a redução da mortalidade infantil. O Programa SWAP Bahia tem em sua estrutura componentes como: o apoio aos programas prioritários do governo nos setores de saúde e de recursos hídricos. Os dez municípios prioritários do programa estão nas regiões de Irecê e Jacobina.
L.R. DRT 2.600/BA
Geral/SispactoJacobina