Notícias /

Fiocruz abre inscrições para curso em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal

19/03/2014 18:56

Estão abertas até o dia 7 de abril as inscrições da seleção de alunos para o curso de Aperfeiçoamento em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e atuação em Comitês de Mortalidade, na modalidade à distância. O curso é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde.

O curso foi criado dentro do contexto da redução da mortalidade materna, infantil e fetal, como uma das metas prioritárias pactuadas entre as diferentes esferas de governo, assim como da necessidade de ampliar a participação de importantes segmentos da sociedade no controle social do SUS, por meio da atuação em comitês de mortalidade.

Entre seus objetivos estão qualificar os profissionais e gestores de saúde para desenvolver a vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuar em conjunto com os comitês de mortalidade, a fim de propor medidas de intervenção em diferentes contextos sociais por meio da articulação das experiências práticas com os conhecimentos atualizados e a contextualização política.

São oferecidas 1.700 vagas, sendo 70% destas destinadas às regiões Nordeste e Amazônia Legal. São áreas afetadas por alta proporção de sub-registro e de baixa confiabilidade das informações sobre nascimentos e óbitos, fatos estes que podem minimizar ou até mesmo, ocultar o tamanho do problema. Além disso, estas áreas apresentam estimativas que apontam descensos da mortalidade materna, infantil e fetal em rítmo menor que o restante do país.

Qualquer dúvida ou esclarecimento pode ser feito via coordenação do curso, através do telefone 21-25982678 ou do e-mail: secretaria.vomif@ead.fiocruz.br

Fonte: Fiocruz
/curso concurso/fiocruz

Notícias relacionadas