Notícias /

Oficina sobre o novo guia alimentar da população brasileira

20/03/2014 18:19

Com a finalidade de ampliar espaços de construção e transparência do novo Guia Alimentar da População Brasileira, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC), em parceria com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS), promoveu na última quarta-feira (19), no auditório da Sucab, uma oficina com profissionais de Saúde.

Esta oficina integra um processo de discussões voltadas para uma Consulta Pública, aberta pelo Ministério da Saúde, de 10 de fevereiro a 7 de maio, para receber comentários e sugestões que aprimorem o Novo Guia Alimentar para a população brasileira. O novo guia traz orientações e recomendações para a prevenção tanto da desnutrição, em forte declínio no país, quanto de doenças em ascensão, como a obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas à alimentação.

O Guia Alimentar para a população brasileira é um instrumento estratégico de educação alimentar e nutricional para o SUS e outros setores, e tem como objetivo maximizar a saúde por meio do desenvolvimento de habilidades pessoais em alimentação e nutrição, propiciando o diálogo entre população e profissionais.

A oficina contou com a participação das técnicas Elida Amorim e Sara Araújo da Silva, do Ministério da Saúde, representantes da Unicef, de unidades da Sesab e secretarias Municipais de Saúde de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Amaro da Purificação, Madre de Deus e Mata de São João.

As contribuições podem ser enviadas até o dia 07 de maio, por meio do portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/consultapublica.

Fonte: DGC
/nutrição/oficina

Notícias relacionadas