Notícias /

Bahia passa a contar com consulado cubano

21/03/2014 02:33

A Bahia passou a contar com um consulado de Cuba no Estado. A representação do país caribenho foi aberta nesta quinta-feira (20) na Barra, em Salvador, e terá como jurisdição os nove estados nordestinos, antes sob jurisdição do consulado cubano em Brasília.

Para o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, a abertura do consulado irá fortalecer as relações do governo de Cuba com a Bahia. “Temos em nosso estado 928 profissionais cubanos atuando pelo Programa Mais Médicos, além de ter uma relação de colaboração tecnológica na área farmacêutica através da Bahiafarma”, disse o secretário no evento.

A cônsul de Cuba no Brasil, Laura Pujol, explica que uma das responsabilidades do consulado será dar apoio aos cubanos residentes na área de jurisdição. “Será nosso papel também buscar fortalecer o intercâmbio cultural”, afirmou.

“A abertura da representação reflete o nível de cooperação que temos hoje com a Bahia. É também uma oportunidade de ampliar parcerias com o governo baiano, seja na saúde ou em outras áreas”, falou a embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote.

L.R. DRT 2.600/BA

Notícias relacionadas