Atividades marcam a Semana Mundial de Combate a Tuberculose

24/03/2014 18:19

No dia 24 de março se comemora o Dia Mundial de Mobilização e Luta contra a Tuberculose. Este ano, para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e em parceria com secretarias municipais de Saúde realizará diversas atividades ao longo da semana que marcarão a Semana Mundial de Combate a Tuberculose. Haverá ações em Salvador, Camaçari, Ilhéus, Lauro de Freitas e Alagoinhas.

Nesta terça-feira, acontecerá em Camaçari a 3ª Caminhada de apoio ao controle da Tuberculose. O evento começará às 8h na Praça dos 46. No município, durante a semana de mobilização serão realizadas atividades educativas e de detecção de casos nas unidades de saúde.

Em Salvador, no dia 26, a partir das 9h, acontecerá o “Abraço coletivo na Praça da Piedade”, promovido pelo Comitê Baiano de Controle da Tuberculose, que convoca toda a comunidade baiana com o lema “Tuberculose, abrace esta causa!”. No dia 27, às 9h, na área do entorno do Hospital Especializado Octávio Mangabeira será realizada a Caminhada pelo Fortalecimento das Ações para o Controle da Tuberculose, promovida pelo hospital, convocando toda a comunidade a refletir sobre a doença e dando visibilidade a esta causa.

Ainda na capital baiana, durante a Semana de Mobilização, a Fundação José Silveira realizará atividades alusivas à tuberculose nas comunidades onde desenvolve projetos sociais.

Em Lauro de Freitas, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Lauro de Freitas realizará no dia 24 uma sensibilização de profissionais de saúde no Hospital Jorge Novis. No dia 25 ocorrerá palestra para alunos e familiares na Escola Pedro Paranhos em Portão. No dia 27 será feita uma atividade de sensibilização de professores e enfermeiros no Centro de Formação de Itinga. No dia 31, a sensibilização será no Hospital Menandro de Faria.

Em Ilhéus, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose de Ilhéus realizará sensibilização dos funcionários e pacientes do Hospital Geral Luiz Viana Filho a respeito da Tuberculose. Em Alagoinhas, nos dias 25 e 26, haverá um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem, trabalhadores de asilos e agentes carcerários na Biblioteca Municipal com o objetivo de divulgar as informações sobre a doença.

Em todas as regiões do estado as equipes de saúde realizarão atividades educativas utilizando material produzido pela SESAB – álbuns seriados, folders e cartazes sobre a tuberculose – visando maior divulgação de informações sobre a doença.

Números da Tuberculose

No período de cinco anos os casos novos de tuberculose diagnosticados na Bahia variaram de 5.636 em 2009 a 4.873 em 2013. Em Salvador, neste mesmo período, os casos novos variaram entre 2.057 em 2009, e 1.846 em 2013.
Ao comparar com a estimativa de casos para este período, segundo as recomendações do Ministério da Saúde, tanto a capital como o conjunto do estado diagnosticaram 84% dos casos previstos.

Nos últimos cinco anos as mortes atribuídas à tuberculose tiveram maior registro em 2010 com 406 vidas perdidas e 2012 teve a menor ocorrência com 358 óbitos. Apesar da redução no número de ocorrências, em 2013 houve um incremento de 3,9% em relação ao ano anterior, registrando 372 mortes por tuberculose.

Atividades no Hospital Especializado Octávio Mangabeira

No dia 24, um grupo de alunos da Unijorge fará uma peça teatral enquanto outro trará um jogo de infância, amarelinha, para explicar os aspectos clínicos e terapêuticos da TB com foco no papel do enfermeiro. No dia 25, alunos da FIB realizarão uma amostra enfatizando a nova ordem no combate à tuberculose no Brasil,  reconfiguração da prática da enfermagem brasileira. No dia 27, alunos da Bahiana farão exposição de banner com o tema: “Tuberculose tem cura! Saiba como prevenir”. No dia 28, Alunos da Unijorge trarão um varal de roupas para “lavar a roupa suja” das dúvidas mais comuns da TB.

Ascom Sesab
Tuberculose/dia