Notícias /

Política Estadual de Alimentação e Nutrição da Bahia é apresentada

24/03/2014 21:51

Com o propósito de proporcionar acesso universal e igualitário da população baiana à atenção alimentar e nutricional de qualidade, em todos os níveis de atenção à saúde, contribuindo para uma vida saudável em todos os ciclos de vida, a Política Estadual de Alimentação e Nutrição da Bahia (PEAN-Ba) foi apresentada nesta segunda-feira (24) na reunião de colegiado da Secretaria da Saúde do Estado.

A Bahia foi o primeiro estado a formular uma política estadual para a área.  Depois da apresentação no colegiado, a PEAN-Ba será apresentada na reunião do Conselho Estadual de Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite antes de seguir para Assembleia Legislativa. 

O PEAN-Ba tem como princípios o acesso universal à atenção nutricional de qualidade, em tempo oportuno, nos três níveis de atenção à saúde, para todos os ciclos de vida e gênero em todo o estado; a redução e controle dos problemas de saúde e nutrição relacionados com estilo de vida e alimentação inadequados em todos os ciclos de vida; a gestão pautada em informações de qualidade, capazes de subsidiar decisões que promovam elevação da cobertura e requalificação da assistência alimentar e nutricional em todos os níveis do sistema; conhecimento e respeito às diversidades sociais, étnicas, culturais e religiosas que se apresentam no estado da Bahia.   

A nutricionista Claudia Montal explica que a política estadual leva em conta as especificidades regionais, com diretrizes focadas nos problemas alimentares de saúde da Bahia. Ela conta também que haverá a busca de qualificação de profissionais para implantação da política

L.R. DRT 2.600/BA
Nutrição/pean

Notícias relacionadas