Notícias /

Sesab capacita profissionais para captação de tecido ocular humano

25/03/2014 19:45

Capacitar profissionais para a captação de tecido ocular humano nas unidades hospitalares é a finalidade do X Curso para Formação de Captadores de Tecidos Oculares Humanos, que se realiza hoje (25) e amanhã (26), das 8 às 18h, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no Canela. Trinta e cinco (35) profissionais de diversas regiões do estado estão participando do curso, que é promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), hoje, na Bahia, 919 pacientes aguardam na fila por um transplante de córnea. “Com esse curso, este ano queremos zerar a fila de espera”, disse o coordenador. No estado são 22 centros credenciados para a realização de transplante de córnea. “Esse procedimento pode ser feito em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas”, acrescentou Eraldo Moura.

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente de forma total ou parcial de um paciente por uma córnea doadora. A retirada de tecido ocular humano pode ser feita até 6h depois da parada cardíaca.

O curso tem uma parte teórica e outra prática. Entre os assuntos a serem estudados estão: Doação de córneas; Anatomia, Histologia e Fisiologia Ocular; Seleção de doadores de córnea; Transporte e armazenamento dos globos oculares e Aspectos subjetivos da entrevista familiar, entre outros assuntos.

L.S./M.Tb.909-Ba
/coset/curso

Notícias relacionadas