Farmácia da Bahia chegará a mais nove municípios

31/03/2014 22:16

Mais nove municípios baianos firmaram convênio para a implantação da Farmácia da Bahia. As assinaturas dos termos foram realizadas nesta segunda-feira (31) na sede da Bahiafarma, empresa pública que faz a gestão do programa. Com a implantação das farmácias, os municípios terão um local adequado para o armazenamento de medicamentos e também um espaço para orientação de um farmacêutico de forma integrada à distribuição dos remédios para os pacientes da rede de saúde da família.

Ao todo, seis cidades já contam com a Farmácia da Bahia e outros trinta já assinaram o convênio e as obras já estão em andamento. Elaborada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec), o programa fortalece a reestruturação de serviços farmacêuticos por meio de incentivo e apoio técnico a cidades com até 15 mil habitantes.

“Esse projeto fortalece, juntamente com outros como o Medicamento em Casa e a Farmácia Popular, a assistência farmacêutica no estado e nos municípios”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, no ato de assinatura.

“Temos que dar acesso gratuito ao medicamento para que o paciente não abandone o tratamento”, afirmou o superintendente da Saftec, Alfredo Boa Sorte. “A primeira etapa está contemplando os municípios que mais precisam e, com isso a população recebe uma melhor orientação”, disse a diretora da Bahiafarma, Julieta Palmeira.

As prefeituras que firmaram o convênio foram: Caldeirão Grande, Guajeru, Itagi, Itamari, Jacaraci, Ouriçangas, Presidente Jânio Quadros, Barra do Rocha e Ibiassucê.

L.R. DRT 2.600/BA
Farmabasi/farma bahia nove