Notícias /

A Bahia já vacinou mais de 50% da meta contra o HPV

03/04/2014 16:44

Até hoje (03), 17º dia da campanha de vacinação contra o HPV (Vacina quadrivalente Papilomavírus Humano) foram imunizadas na Bahia, 202.328 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade, dando um percentual de 50,25%. A campanha, iniciada no dia 10 de março, tem como meta vacinar 80% das garotas nessa faixa de idade, representando 321.634 meninas.

De acordo com Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o investimento, que reúne as três esferas de governo, vem sendo feito para 100% deste grupo alvo, o que representa 402.042 meninas. “A vacina HPV, associada com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir esta doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre as mulheres no Brasil e na Bahia”, informou Guirra.

Importante ressaltar que a vacina contra o HPV tem três doses: Esta primeira dose com a estratégia implantação por meio de mobilização (campanha) prevista até 30 de abril, a segunda dose tem um intervalo de 6 meses após a 1ª dose, agendado para ocorrer em setembro deste ano e a terceira dose 5 anos também após a 1ª dose.

As meninas de 11 a 13 anos de idade, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra o HPV na escola ou nas unidades básicas de saúde, devem atualizar a caderneta saúde do adolescente ou do cartão de vacinação, iniciando o esquema com HPV e também colocando em dias as demais vacinas do calendário básico da vacinação do adolescente, vigente em todo território nacional. “A caderneta de saúde do adolescente, Cartão do Vacinado ou o comprovante de Vacinação, é documento valioso para toda vida”, finaliza a coordenadora.

Fonte Divep
/vacinas hpv/ atualização

Notícias relacionadas