Programa de Residência do HEC recebe visita do reitor da UFRB

03/04/2014 22:07

O Hospital Estadual da Criança (HEC) / Gestão IMIP Hospitalar recebeu nesta terça-feira, 1º de abril, a visita do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Cristina Fermino e do diretor de Centro de Ciências da Saúde, Luiz Favero.

O HEC e o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) são unidades hospitalares parceiras da Residência em Nutrição Clínica com Ênfase em Pediatria e em Terapia Intensiva da UFRB, por meio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A comitiva da UFRB foi recepcionada pela diretora de Ensino e Pesquisa e coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HEC, Tatiana Vieira. Na oportunidade, foram apresentadas algumas instalações disponibilizadas aos residentes, a exemplo de biblioteca, auditório e sala para videoconferência.

“A formação de Recursos Humanos especializada para acompanhar o crescimento dos seguimentos de saúde é fundamental para manter a qualidade dos serviços prestados. O HEC é uma instituição em constante evolução e que provê serviços de assistência especializada ao usuário SUS. Portanto, a atividade de Ensino e Pesquisa é um dever do HEC/IMIP Gestão Hospitalar para com a sociedade”, explicou a diretora.

Tatiana ressaltou ainda que o HEC está habilitado para formar residentes na área de Nutrição, Fisioterapia, Pediatria, Neonatologia, Cirurgia Pediátrica e Medicina Intensiva Pediátrica, além de campo de prática para atividades de graduação de diferentes cursos: enfermagem, psicologia, pedagogia, medicina, fisioterapia, farmácia entre outros.

“Essas ações contam com a parceria de Instituições de Ensino Superior renomadas, da Sesab, Ministério da Saúde e Educação. Temos a pretensão de formar profissionais de excelência para o mercado, no HEC isso funciona através de processo seletivo. Hoje, através do cumprimento das regras institucionais e contratuais absorvemos o ex-residente, Gerval Sena como médico do HEC e preceptor da Residência Médica em Pediatria.”

Para o reitor Paulo Gabriel Nacif, a tendência é que o programa de residência da UFRB com as duas instituições se solidifique a cada ano. Ele falou ainda da possibilidade de ampliação das parcerias com o curso de Medicina, em funcionamento também no campus de Santo Antônio de Jesus. “A residência é um importante processo de transição para a vida profissional; é durante a especialização que o estudante define seus interesses”, afirmou.

No HGCA, os representantes da Federal do Recôncavo foram recebidos pela coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento (Nuped), Silvone Santa Bárbara. Também participaram da visita, as professoras de Nutrição da UFRB, Judelita Cunha e Fernanda Cerqueira.

A.S. DRT – 3509 / Ascom HEC
HEC/visita ufrb