Notícias /

Médicos residentes do HEC participam de Curso de Reanimação Neonatal

11/04/2014 19:47

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Estadual da Criança (HEC) apresentou aos novos médicos residentes em Pediatria e Cirurgia Pediátrica e médicos da emergência pediátrica, nessa quinta-feira, 10 de abril, o Curso de Reanimação Neonatal, com base nas diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Ministrado pelas pediatras e neonatologistas, Tatiana de Oliveira Vieira, coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), e a diretora de Ensino e Pesquisa do HEC e Nilma Lázara Cruz, o curso, obrigatório para os residentes, visa preparar os médicos para o atendimento ao recém-nascido.

“O HEC é um hospital comprometido com o ensino. Este foi o primeiro curso de Reanimação Neonatal oferecido em 2014. Tivemos o apoio da Sociedade Baiana de Pediatria e do IMIP. Pretendemos organizar novos cursos para treinamento da equipe”, ressaltou Tatiana Vieira.

O treinamento buscou aliar teoria e prática, com demonstrações de temas como avaliação de vitalidade ao nascer, técnicas de ventilação, massagem cardíaca, dentre outros, inclusive com o uso de um boneco, simulando um recém-nascido.

De acordo com a Nilma Lázara, o curso é de grande importância para os residentes médicos. “O curso visa padronizar conduta para o atendimento de RN na sala de parto. Essa capacitação para os residentes médicos do HEC é essencial para a formação destes profissionais”, explicou a médica.

Fonte: Ascom HEC
/hec/reanimação