Notícias /

Hemóvel captará doações de sangue no Hospital Geral Roberto Santos

14/04/2014 20:54

Uma única bolsa de sangue pode salvar muitas vidas. Mas, por falta de incentivo, desconhecimento ou dificuldade de se locomover até um hemocentro, muita gente deixa de fazer a doação. Pensando nisso, a Hemoba – Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – criou o Hemóvel, uma unidade móvel que é um ônibus especialmente adaptado para a coleta de sangue. O Hemóvel estará no Hospital Geral Roberto Santos durante três dias: na terça, quarta e quinta-feira, de 15 a 17 de abril, no estacionamento da entrada principal, térreo.

A visita do Hemóvel ao HGRS acontece, em média, a cada três meses, desde outubro do ano passado, quando foram captadas dezenas de bolsas de sangue, além de muitos terem preenchido o cadastro para doação de medula óssea. Funcionários, visitantes e acompanhantes de pacientes, além de pessoas estranhas ao Hospital que queiram apenas fazer sua doação de sangue, são esperados pela equipe da Hemoba. Hoje (14), um plantonista permaneceu na Recepção das 8 às 16h30 para dar informações aos interessados sobre o processo de doação de sangue.

A doação, na verdade, é algo simples e rápido. É preciso, apenas, cumprir os seguintes requisitos: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade (de 16 a 18 anos, o doador precisa do consentimento formal de seu responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado (evitando alimentos gordurosos antes da doação) e ter dormido pelo menos por 6 horas nas 24 horas antes da doação; também deve-se evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação.

Os impedimentos temporários são: gripe ou febre, ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes da doação, ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses, ter feito endoscopia nos últimos 6 meses, estar grávida ou amamentando. Não pode doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas; usuários de drogas; pessoas que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.

B.F. DRT/BA 1158 
/hgrs/hemóvel

Notícias relacionadas