Notícias /

Profissionais de saúde do HEC são imunizados contra a gripe

30/04/2014 13:44

Como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o Hospital Estadual da Criança (HEC) imunizou, nesta terça-feira, 29 de abril, os profissionais de saúde do hospital, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou 300 doses da vacina.

“A vacina protege contra as cepas dos vírus da Influenza A (H1N1) Influenza A (H3N2) e Influenza B. Ela é composta por vírus inativos, ou seja, vírus mortos, portanto não causa a gripe, mas protegerá o organismo quando houver exposição ao vírus”, explica a enfermeira gerente do Núcleo de Epidemiologia do HEC, Luciana Macedo.

O público alvo da campanha são os idosos, mas também devem ser vacinados os trabalhadores da saúde a partir dos 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas. A vacina é contra indicada para pessoas com alergia à proteína do ovo e seus derivados.

No estado, a previsão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) é de vacinar 322.626 crianças; 300.460 trabalhadores da saúde; 161.320 gestantes; 26.508 puérperas; 29.220 indígenas e 1.463.931 idosos. É importante salientar que pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Ainda segundo Luciana Macedo, a imunização dura em média 12 meses. “Por isso é indicado tomar a vacina todos os anos, pois a composição pode mudar conforme as mutações dos vírus”, completa.

Fonte: Ascom HEC
/hec/vacinação