Notícias /

HRJ comemora o Dia Mundial de Higienização das Mãos

05/05/2014 16:15

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) promoveram, na manhã desta segunda-feira (05), uma ação de conscientização dos profissionais sobre a importância de lavar as mãos.

O evento contou com a realização de palestras educativas e distribuição de folhetos informativos para os participantes. A data 05 de maio foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de ressaltar os cinco momentos mais importantes que os profissionais da assistência a saúde devem fazer a lavagem das mãos.

Segunda a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Carol Moraes, a higienização das mãos é considerado o procedimento mais importante e barato para evitar a transmissão de infecções nos serviços de saúde. “Nosso principal objetivo é promover ações que reforcem a higiene das mãos como medida essencial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). A ação também contribui com o aumento da adesão dos profissionais e usuários às boas práticas de higienização das mãos, visando à prevenção e redução das infecções”.

O infectologista do HRJ, Rodrigo Videres, ressalta que o alerta vale também para toda a população. “As pessoas precisam se conscientizar da importância de incluir a lavagem das mãos de forma constante na rotina diária. Lavar as mãos de forma correta evita desde as verminoses que ocasionam doenças gastrointestinais, até doenças respiratórias como a gripe”, alerta.

Ascom HRJ
HRJ/mãos