Notícias /

Permanecer SUS será implantado no Cedeba

08/05/2014 17:10

O Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) será o segundo centro de referência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) – o primeiro foi o Cedap (Centro de Diagnóstico, Atenção e Pesquisa ) – a implantar o Programa Permanecer SUS, iniciativa da Sesab, em parceria com Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e Instituições de Ensino Superior(IEE), que começou pelos grandes hospitais e já alcança 16 unidades de saúde.

O Permanecer SUS visa a humanização e a melhoria do atendimento, com ênfase na escuta e acolhimento dos usuários, a fim de fortalecer a Política Nacional de Humanização (PNH). Hoje, o programa foi apresentado aos técnicos do Cedeba pela assistente social da Sesab, Ana Cristina Coelho Ramos, integrante da Comissão Executiva do Permanecer SUS, da diretoria de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde (DGTES).

Ampliação

Desde a sua implantação, em 2008, o Permancer SUS já contou a participação de 600 estudantes de diversos cursos da área de saúde, do terceiro ao sétimo semestre. Os estudantes são selecionados com avaliação escrita e, na segunda fase, participam de curso de formação. Segundo Ana Cristina, “o programa é muito importante na complementação da formação do estudante dos cursos de saúde, por permitir viver a experiência significativa do SUS, importante espaço de trabalho para os futuros profissionais”.

Com carga horária de 24 horas, o curso de formação com oficinas para os novos bolsistas selecionados para o Permancer SUS começa em junho. São estudantes dos cursos de bacharelado interdisciplinar em Saúde, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Psicoterapia Ocupacional.

A coordenadora do Serviço de Ensino Multiprofissional – Semult – do Cedeba, Amália Caldas Porto, está bastante entusiasmada com a implantação do Permanecer SUS “porque é uma proposta nova, diferente do estágio obrigatório. Bom para usuários e para os estudantes, que poderão conhecer a participar mais intensamente a realidade do SUS”.

A.M.V. Mtb 694/Ba
Cedeba/Permanecer SUS