Notícias /

Congresso homenageia profissionais do HGRS no Dia do Enfermeiro

13/05/2014 13:44

Personagem da maior importância na cena do cuidado com o paciente, o profissional da área de Enfermagem tem, nesta semana, duas datas comemorativas: o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem (15). No Hospital Geral Roberto Santos, as homenagens começaram hoje, Dia do Enfermeiro, com a realização do VI Congresso de Enfermagem do HGRS, que prossegue amanhã no Auditório central. O tema não poderia ser mais oportuno: “O protagonismo da enfermagem no processo de cuidar”.

Representando a diretora Geral do HGRS, Delvone Almeida, o diretor Médico da Emergência, Márcio Fonseca, foi o primeiro a referendar esse protagonismo. “Como cirurgião vascular, minha atuação foi sempre pari passo com o profissional de enfermagem”, afirmou. Um profissional importante não só para o médico e o paciente, mas até para os demais servidores, como lembrou a coordenadora do setor Financeiro, Jusçara Dantas, que também destacou o papel da Enfermagem do HGRS na formação dos estudantes da área, “os futuros profissionais da rede estadual e municipal de saúde”.

“Sem a enfermagem, o Hospital Roberto Santos e nenhum outro hospital funciona, porque são eles que fazem a maior parte do trabalho de assistência, dia e noite, e fazem toda a diferença”, pontuou a diretora técnica Materno-Infantil, Alcione Bastos. Os enfermeiros também foram parabenizados pela colega Edvaneide Barreto, coordenadora de Incorporação de Materiais Estratégicos da Diretoria de Ciência e Tecnologia e Inovação em Saúde (Ditec) da Secretaria da Saúde do estado da Bahia, Sesab.

Pioneirismo e referência

Não é apenas no processo do cuidar que o profissional de enfermagem é o “personagem principal de cada cena”, como definiu a diretora de Enfermagem, Aldacy Gonçalves Ribeiro. A Enfermagem do HGRS é referência nacional, por meio do Ministério da Saúde, em ações como o Acolhimento com Classificação de Risco em três portas de emergência – Adulto, Pediátrica e Obstétrica, e pioneira no serviço público na implantação do Projeto Terapêutico Singular.

“O Hospital Geral Roberto Santos é o único, entre os 42 hospitais do programa S.O.S. Emergências, que conseguiu fazer este projeto”, ressaltou Aldacy, que apontou outras ações realizadas pelos profissionais de Enfermagem nos últimos dois anos, a exemplo da padronização de materiais e criação do Núcleo de Segurança do Paciente. “Nosso corpo clínico é em torno de 700 profissionais enfermeiros e 1 mil técnicos e auxiliares de enfermagem, quando precisaríamos de pelo menos 2 mil profissionais. Ainda assim, fazemos uma enfermagem de muita qualidade e com muita dignidade”.

Durante a solenidade de abertura do evento, foi exibido um vídeo montado a partir de imagens fotográficas de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em atividade nos diversos setores do HGRS. Na programação, exposições e palestras científicas sobre os mais diversos temas de interesse e de atuação dos profissionais de Enfermagem.

B.F./ DRT/Ba 1158
/hgrs/enfermeiro