Notícias /

Emoção marca formatura do curso de técnico em enfermagem de alunos do Subúrbio

14/05/2014 21:01

A emoção tomou conta da solenidade de colação de grau dos 21 formandos da primeira turma do Curso Técnico em Enfermagem do Subúrbio Ferroviário de Salvador, realizada nesta quarta-feira (14), na sede da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), no bairro da Federação.

A iniciativa, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em uma parceria da EFTS com o Hospital do Subúrbio, teve como objetivo a habilitação profissional dos estudantes em técnicos em enfermagem, cuja atividade é considerada essencial para a prevenção de doenças e agravos, recuperação e promoção da saúde de pacientes.

O chefe de gabinete da Sesab, Paulo Barbosa, destacou que o projeto nasceu de uma demanda da própria comunidade e foi acolhida pelo Hospital do Subúrbio, que buscou uma parceria com a EFTS para formar os moradores como profissionais da assistência à saúde. “Parabenizo a todos os formados e a famílias pelos esforços e persistência para conclusão deste curso. Esta iniciativa busca a inclusão social de maneira equânime e humanitária”, afirmou Paulo Barbosa durante a solenidade.

Um dos formados foi Daniel Araújo, morador de Alto da Terezinha. Durante o curso ele estagiou no Hospital do Subúrbio e diz se sentir preparado para atuar na área. “Este foi um projeto de excelência que nos capacitou como profissionais para o cuidado das pessoas”, disse o agora técnico em enfermagem.

O curso teve uma carga horária de 1800 horas, sendo 1200 de aulas teóricas e práticas e 600 horas de estágios supervisionados, os alunos foram acompanhados e avaliados por corpo docente, composto em sua maioria por profissionais do Hospital do Subúrbio. As aulas teóricas ocorreram em salas de treinamento do hospital, sendo que as aulas de laboratório foram desenvolvidas na EFTS, local cuja estrutura foi projetada especialmente para a realização dessas práticas.

Dos 21 formandos, quatro já foram contratados para trabalhar no Hospital do Subúrbio. A diretora da EFTS, Maria José Camarão, falou do esforço dos alunos para a conclusão do curso. “Neste momento de formatura só posso dar força para continuarem trabalhando pelo SUS”, disse.

Ascom Sesab
EFTS/curso tec enfermagem