Notícias /

Hospital Roberto Santos promove Simpósio Multiprofissional de AVC

14/05/2014 13:09

Único hospital da rede pública de saúde na Bahia a possuir uma unidade específica para o tratamento do AVC, o Hospital Geral Roberto Santos realiza, no dia 16 de maio, próxima sexta-feira, o I Simpósio Multiprofissional de Acidente Vascular Cerebral. O evento acontece das 8 horas da manhã ao meio-dia, no Auditório central, andar térreo, reunindo profissionais dos diversos segmentos da área de saúde do HGRS ou de outras unidades.

O credenciamento dos participantes começa às 7h20, e a primeira palestra ocorre logo após a solenidade de abertura, sendo proferida pelo coordenador da UAVC – Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Geral Roberto Santos – Pedro Antonio Pereira. A Terapia Trombolítica no AVC é o tema central da mesa redonda do primeiro bloco de atividades, que aborda a terapia trombolítica venosa (Daniel Farias, médico), intra-arterial (Pedro Antonio Pereira) e assistência de enfermagem durante a terapia (Lívia Anjos, enfermeira).

No segundo bloco, “Intervenções multiprofissionais no cuidado do paciente de AVC” são o tema da mesa redonda, com palestras sobre reabilitação funcional precoce em pacientes com AVC (Iara Maso, fisioterapeuta), cuidados de enfermagem na UAVC (Mariana Moraes, enfermeira), Disfagia pós-AVC (Patrícia Pinho, fonoaudióloga) e acolhimento à família do paciente com AVC (Ilca Lima, psicóloga).

O evento é promovido pela UAVC do HGRS, que completa dois anos de funcionamento neste mês de maio, com apoio institucional do laboratório Boehringer Ingelheim. Mais informações: www.rhhgrs.blogspot.com e www.facebook.com/uavc.hgrs.1.

Sobre a UAVC

A Unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos, única no serviço público de saúde na Bahia, proporciona aos usuários do Sistema Único de Saúde um atendimento diferenciado, otimizando a assistência neurológica aos pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral. Projeto pioneiro, que veio coroar a estruturação do Serviço de Neurologia do HGRS, a UAVC foi inaugurada no dia 14 de maio de 2012, sendo a primeira unidade posta em funcionamento após a publicação da Portaria 664, de 12 de abril de 2012, na qual o Ministério da Saúde dispõe sobre o tratamento do Acidente Vascular Cerebral pelo SUS.

Situada o mais perto possível da porta de entrada da Emergência Adulto, ocupa uma área de 112 metros quadrados, dispõe de profissionais especializados durante 24 horas, equipe multidisciplinar, ponto de ECG, carrinho de parada e 11 leitos, dos quais dois para ventilação mecânica e um para trombólise.

B.F./ DRT/Ba 1158
/hgrs/avc