Notícias /

Hemoba lança ação no dia 20, no CAB

15/05/2014 19:41

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com diferentes secretarias do governo estadual, lança a partir do dia 20 (terça-feira), o Programa Hemoba em Ação, um verdadeiro mutirão para despertar a solidariedade da população baiana para captar doadores de sangue.

De 20 a 23 de maio, o Hemóvel estará em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 8 às 17 horas esperando a visita de todo povo soteropolitano. Com o apoio do Governo do Estado, o programa Hemoba em Ação é uma iniciativa da Hemoba, em parceria com o CAB e a Central de Transplantes da Bahia.

No primeiro momento, o objetivo da ação é convocar a população para doar e aumentar o estoque de sangue das unidades de coleta em todo estado, incentivando, assim, a prática da caridade e do amor ao próximo.

Sobre a doação

A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes. Estima-se que de cada 10 pacientes internados, pelo menos um necessitará de sangue.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que para termos estoques satisfatórios sejam necessários pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. No Brasil, dados do Ministério da Saúde demonstram que 1,7% da população é doadora. Na Bahia, esse número é 1% e predominam doadores de reposição, ou seja, estão doando porque algum parente ou amigo próximo está necessitando.

No nosso estado, a missão da Hemoba, é coordenar a política de sangue no estado, assegurando o fornecimento de sangue para todos os hospitais da rede pública. Temos 24 unidades espalhadas em diferentes cidades do estado e para atingirmos a nossa missão, temos que ter a matéria prima necessária: o sangue do doador.

Ao longo dos últimos anos, temos enfrentado uma diminuição paulatina no número de doadores voluntários, que são a base de todo o sistema de doação de sangue. Atingir um número de 100% de doadores voluntários é uma tarefa imensa e desejada por todos os serviços de sangue do país, inclusive a Hemoba, para que se possa assegurar segurança e tranquilidade para todos os pacientes.

Torna-se necessário para isso, a criação e o fortalecimento de parcerias com todos os segmentos da sociedade que possam ajudar, na difusão de informação, no comprometimento com a causa, e principalmente com o aumento no número de doações.

Um dos objetivos da campanha é motivar o doador voluntário de sangue para o nosso estado, nossa cidade, a nossa instituição e principalmente para cada paciente internado que necessita de sangue tipo o seu. As condições básicas para doar sangue incluem boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais.

Portanto, o programa Hemoba em Ação mobilizará toda sociedade para fazer o coração de alguém bater mais forte, doando sangue e ajudando a salvar vidas.

Para mais informações acesse o site institucional da Fundação Hemoba, no endereço, www.hemoba.ba.gov.br.

ASCOM/HEMOBA
Hemoba/CAB