População de Valença passa a ser assistida pelo Samu 192

15/05/2014 19:43

Mais de 90 mil pessoas passam a ser assistidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a partir desta quinta-feira (15) com o início do serviço em Valença. No município, duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), farão o atendimento à população. Hoje, são 12 milhões de baianos atendidos pelo Samu 192, uma cobertura próxima dos 80%.

O serviço integra o Samu Regional de Ilhéus/Valença e será regulado pela Central de Regulação de Urgências de Ilhéus Para o custeio mensal, o Estado repassará para o município o valor de R$ 24 mil, quando o serviço estiver habilitado pelo Ministério da Saúde.

Durante a solenidade que marcou o início do SAMU 192 em Valença, o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, destacou que foram três anos de planejamento da equipe da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com a secretaria municpal de Saúde de Valença para o funcionamento do Samu.

A prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, agradeceu a equipe da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e ao governo do estado pela trato fácil com os gestores municipais. “Este apoio que foi responsável por trazer para o município este serviço que salva vidas”, afirmou a prefeita que ainda anunciou que em breve a UPA estará funcionado e mais oito novos veículos estarão servindo a secretaria municipal de saúde.

Mais recursos para a Santa Casa

Também em Valença foi assinado um contrato entre a Sesab e a Santa Casa de Valença, ampliando os valores contratualizados de R$1,2 milhão para R$ 1,9 milhão. Estes recursos serão destinados para a realização de cirurgias ortopédicas na instituição, fato que servirá para reduzir os deslocamentos da população da região para outras localidades. O total do contrato por ano e de R$ 23 milhões. O contrato foi assinado por por Washington Couto e pelo provedor da Santa Casa, Guido Magalhães.

Ascom Sesab
Samu/valença