Semana da Enfermagem é comemorada com homenagens e capacitação profissional

15/05/2014 17:07

Para comemorar a Semana da Enfermagem este ano, os Hospitais Regional de Juazeiro e Dom Malan (HDM), e a Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realizaram diversas atividades em homenagem, dentre elas, a II Jornada Integral de Enfermagem do Vale do São Francisco. Com saldo positivo, o evento mais uma vez proporcionou a atualização e integração dos profissionais da área da região.

Comemorado desde o ano de 1965, o Dia Internacional da Enfermagem é celebrado no dia 12 de maio, por ser a data de nascimento de Florence Nightingale, considerada como a “mãe da enfermagem moderna.” Em homenagem, a UPAE organizou um almoço, um jantar especial, um lanche da tarde e distribuição de brindes, tanto para os enfermeiros, como para os técnicos de enfermagem que trabalham na unidade. O HDM e o HRJ promoveram um café da manhã com os profissionais da área. Além disso, uma missa foi celebrada ontem, no HDM.

“Essa é uma simples homenagem que prestamos aos profissionais que 24 horas por dia, todos os dias da semana, escolheram como profissão o cuidado ao paciente. Cuidam e acolhem, sendo parte imprescindível da saúde. Merecem, portanto, um dia só para eles para que sejam lembrados, dada a importância do trabalho que desenvolvem”, esclarece a coordenadora de enfermagem da UPAE Grazziela Franklin.

“Foi com muita satisfação que as três unidades, como também toda a rede hospitalar do Imip, realizaram, cada um de sua forma, uma pequena homenagem a todos os profissionais de enfermagem. Na comunidade científica, cada vez mais vem crescendo a participação deste profissional. Estamos conquistando este espaço e sendo cada vez mais reconhecidos na equipe multidisciplinar, como referência na assistência, ensino e pesquisa. Agradecemos a participação de todos”, ressaltou a coordenadora de Enfermagem do HDM, Priscylla Macedo.

II Jornada Integral de Enfermagem

Realizada na última terça-feira (13), a II Jornada Integral de Enfermagem do Vale do São Francisco reuniu profissionais da área, que discutiram importantes temas com referência nacional, como Segurança do Paciente, Morte Encefálica, Acolhimento com Classificação de Risco e Assistência ao Paciente Queimado.

“Este evento é importante principalmente para os profissionais em formação, como residentes e estudantes, além dos profissionais que já atuam nas três unidades gerenciadas pelo o IMIP. Estes profissionais quando chegam às instituições, querem colocar em prática tudo que aprenderam. Então, eles vão pesquisar, vão fazer trabalhos, artigos científicos em relação aos temas trabalhados aqui. O saldo foi muito positivo”, explica uma das organizadoras da Jornada, Fátima Michele.

Ascom do HRJ
Juazeiro/semana