Notícias /

Cevesp promove curso de investigação epidemiológica em eventos de massa

16/05/2014 13:24

Com a proximidade do evento de massa que é a Copa do Mundo FIFA 2014, os profissionais da área de Saúde Pública necessitam estar preparados e capacitados para o enfrentamento de possíveis situações de risco à saúde da população, uma vez que a circulação de pessoas de diferentes localidades é intensa durante o evento. Desta forma, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia (Divep), através da Coordenação Estadual de Vigilância às Emergências em Sáude Pública (Cevesp), promove no período de 19 a 23, no Grande Hotel da Barra, o Curso de Investigação Epidemiológica em Eventos de Massa, Surtos e Emergências de Saúde Pública.

Na área de Saúde Coletiva, não é raro a ocorrência de epidemias de algumas doenças e a reintrodução de outras. Em muitas dessas situações não se conhece o que motivou a elevação dos casos. Muitas pessoas são acometidas e nem sempre há uma causa comum evidente. Assim, a equipe de vigilância epidemiológica necessita investigar para identificar a causa e adotar medidas de controle e prevenção em tempo oportuno e de maneira adequada.

O curso tem por objetivo capacitar profissionais da Vigilância à Saúde para atuar nestas situações de forma a oferecer resposta rápida, evitando a ocorrência danosa de doenças e agravos que tragam riscos à Saúde Pública. O publico alvo são os servidores das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e dos municípios que necessitam desenvolver estratégias específicas para o período da Copa do Mundo na Bahia.

Fonte: Cevesp
/cevesp/curso