Notícias /

Prevenção e controle das infecções: Workshop no Hospital Roberto Santos

16/05/2014 13:09

No ambiente hospitalar, prevenir é muito mais do que remediar: observar os protocolos de prevenção do controle da infecção hospitalar é salvar vidas, e tudo começa com uma atitude simples, que é seguir as normas de higiene. Para falar sobre o assunto, a CCIH, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral Roberto Santos, promove, no dia 20 deste mês, próxima terça-feira, o III Workshop de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde.

O evento, como observa o médico infectologista Carlos Vladimir Neco, coordenador da CCIH do HGRS, terá um caráter lúdico e dinâmico, tratando de temas sérios de forma a instigar o interesse e envolver os participantes. Profissionais, residentes e estagiários do HGRS formam o público alvo do workshop, que vai das 14 horas às 17h30, no Auditório central, andar térreo, onde também serão feitas as inscrições antes do início das atividades. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, que transcorre neste 15 de maio.

Logo na abertura, será apresentada a peça teatral “Segurança do Paciente”, com texto e direção do próprio Vladimir Neco. Em seguida, a enfermeira Paula Chaves, da CCIH do Hospital São Rafael e professora da pós-graduação da Faculdade Social da Bahia, conduz a palestra “A importância do pensar em Cirurgia Segura”. Após o coffee break, serão apresentados os dados referentes ao Hospital Geral Roberto Santos: “Evolução dos índices de infecção de 2011 a 2014” ; “Perfil microbiológico 2012 e 2013” ; Apresentação do Projeto de Prescrição Adequada de Antimicrobianos; e a exposição “SOS Antimicrobianos: prescrevo com responsa”. Após, espaço para discussões e entrega dos certificados.

B.F./ DRT/BA 1158
/hgrs/infecções