Notícias /

Programa de rastreamento do câncer de mama atende população do sudoeste

17/05/2014 17:48

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama atende a população do município de Caraíbas, no Território de Vitória da Conquista, até esta segunda-feira (19). Aproximadamente 700 mulheres são beneficiadas com o serviço de saúde prestado desde o dia 14 deste mês.

Neste sábado (17), o governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, acompanharam as ações na cidade localizada no sudoeste baiano. O governador também esteve em Maetinga, na mesma região, onde aproximadamente 500 mulheres recebem atendimento do programa de rastreamento do câncer de mama.

Ainda em Maetinga, ele entregou o trecho recuperado de 39,8 quilômetros da rodovia BA-623, entre o entroncamento da BA-262, na localidade de Vila Mariana (em Maetinga) e a cidade de Presidente Jânio Quadros.

“Hoje eu entreguei uma ambulância no município, inaugurei a estrada e estou trazendo o programa de rastreamento do câncer de mama. O programa foi lançado em outubro de 2011 e já são 148 mil mamografias em 207 municípios baianos. O câncer de mama é a doença que mais tira a vida de mulheres, mas se é feita prevenção há cura”, disse Jaques Wagner em Maetinga.

Na cidade de Caraíbas, os primeiros procedimentos são feitos em unidades móveis instaladas na Praça Exupério Silva, na sede municipal. O público alvo do programa é formado por mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que fazem parte do grupo de risco da doença.

As unidades dispõem de dois mamógrafos, cada um com capacidade para 70 mamografias por dia. Após o exame inicial, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia.

O programa já percorreu 207 municípios das regiões de Saúde de Irecê, Jacobina, Itaberaba, Seabra, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Serrinha, Ilhéus, Valença, Jequié e Itabuna.

Secom