Tuberculose é tema de encontro nos dias 20 e 21

19/05/2014 20:03

Com o objetivo de reunir profissionais que atuam nos municípios, na área do controle da tuberculose, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) promove nos dias 20 e 21, no Hotel Vila Velha, um encontro para discutir, entre outras coisas, novidades no tratamento da doença. De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Rosangela Palheta, o controle da doença ainda é um grande desafio para o estado da Bahia. “Nosso objetivo é reunir profissionais de saúde que coordenam o Programa de Controle da Tuberculose nas Diretorias Regionais de Saúde e nos 21 municípios prioritários”, explicou.

Durante o encontro, serão discutidos temas como a Situação Epidemiológica da Tuberculose no mundo, no Brasil e na Bahia, Mobilização Social, Estrutura da Assistência em Tuberculose, Detecção de Casos, Prevenção, entre outros. “A mais recente novidade no controle da Tuberculose, a ser apresentada aos participantes do evento, refere-se ao Teste Rápido Molecular para diagnóstico da Tuberculose (TRM-TB), que o Ministério da Saúde está disponibilizando para todos os estados brasileiros”, acrescentou Palheta.

Na Bahia, serão contemplados com o novo equipamento os seguintes laboratórios: Hospital Especializado Octávio Mangabeira, o Laboratório Municipal de Salvador e o Laboratório Municipal do Centro de Saúde Leone Coelho Leda, em Feira de Santana.

Este exame permite a confirmação da tuberculose identificando o DNA do Micobacterium tuberculosis  e também se o bacilo já apresenta resistência ao principal medicamento usado no tratamento da doença, a Rifampicina. O TRM-TB é realizado em duas horas e o diagnóstico precoce da resistência possibilita a rápida indicação do tratamento mais adequado para esta situação.  Atualmente, em média dois meses são necessários para suspeitar da resistência e então se iniciar a realização dos exames convencionais para confirmar ou descartar a resistência aos fármacos.

Fonte: Divep
/tuberculose/encontro