HRSAJ desenvolve mais um Projeto Social: Construir para Intervir

20/05/2014 14:56

Como forma de fortalecer a universalização de acesso dos usuários do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) às informações sobre os diversos setores, programas e serviços oferecidos, o Serviço Social da unidade desenvolveu o Projeto Social: construir para intervir.

As ações deste projeto irão oportunizar um movimento de reflexão entre profissionais e usuários que, através da informação e do diálogo, buscam alternativas e resolutividade para a demanda/necessidade do usuário.

A assistente social e idealizadora do projeto, Luciana Ribeiro, explica que a dimensão educativa que também caracteriza o fazer profissional do assistente social possibilita trabalhar as características individuais, articuladas no coletivo dos sujeitos usuários dos serviços ofertados.

O desenvolvimento do projeto dar-se-á através da orientação social aos pacientes e familiares sobre as normas e rotinas do hospital; divulgação dos recursos internos e externos à unidade de saúde; acolhimento e escuta  diante da problemática apresentada, buscando minimizar os anseios e sofrimentos muitas vezes causados pelo processo de hospitalização.

Maria da Glória, supervisora do Serviço Social, reforça que através deste projeto, as assistentes sociais do HRSAJ desenvolverão ainda a dimensão socioeducativa conferida a este profissional, criando espaço para orientação a cerca dos direitos e deveres, respeitando a vivência e a experiência do usuário. Desta forma, está sendo criado um espaço que prima pela cidadania, onde o usuário não é um mero receptor das ações e sim, o protagonista das intervenções realizadas.

Fonte: Ascom HRSAJ
/hrsaj/projeto