Notícias /

Campanha para doação de sangue continua no CAB

22/05/2014 17:40

Em dois dias da campanha “Hemoba em Ação”, que acontece no Centro Administrativo da Bahia, mais precisamente em espaço cedido pela Assembléia Legislativa, 283 candidatos compareceram, sendo 192 bolsas de sangue colhidas. Já para doação de medula óssea, no primeiro dia, 51 candidatos se cadastraram e no segundo, 91 cadastros foram efetivados.

A campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com a Coordenação Estadual do Sistema de Transplantes da Bahia (Coset) e diferentes secretarias do governo estadual, tem por objetivo convocar e incentivar a população para doar e aumentar o estoque de sangue das unidades de coleta em todo estado.

De acordo com a equipe de captação da Hemoba, os estoques de sangue chegaram a um nível crítico, por isso a necessidade urgente do comparecimento dos doadores para que não falte sangue e hemoderivados nas unidades públicas de saúde. A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes. Estima-se que de cada 10 pacientes internados pelo menos um necessitará de sangue.

A campanha, que começou na terça-feira (20), prossegue até amanhã (23), das 8 às 17h, no mesmo local. As condições básicas para doar sangue incluem boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais.

Ascom/Sesab
/hemoba/campanha4