Capacitação de profissionais de saúde para atenção ao diabetes será iniciada na próxima segunda-feira

23/05/2014 13:35

Profissionais de saúde e gestores de 11 municípios da 10ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Paulo Afonso; de Cícero Dantas, e de Dias D’Ávila serão capacitados para atenção aos pacientes portadores de diabetes, dentro de uma nova etapa do Projeto de Projeto de Qualificação do Cuidado e Mobilização Comunitária em Diabetes (Proced).

Numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), em parceria com a Fundação Mundial de Diabetes (WDF) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), o treinamento acontece a partir da próxima segunda-feira, dia 26, e se estende até sexta-feira, nos dois turnos, no Grande Hotel da Barra.

O Proced foi idealizado com o objetivo de possibilitar a participação de estados brasileiros e países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em atividades de capacitação, aperfeiçoamento, mobilização comunitária e produção de materiais educativos para a atenção ao diabetes, promovendo uma troca de experiências que podem ser adaptadas a diversas realidades sócio econômicas.

Retrospecto

O Proced foi iniciado em 2008, contemplando, no primeiro módulo, profissionais e gestores de cinco estados brasileiros (Acre, Alagoas, Mato Grosso, Tocantins e Paraíba) e dois paises da CPLP (Guiné-Bissau e Moçambique), totalizando 50 participantes. No ano seguinte, foi realizado

o segundo módulo do projeto, com foco no rastreamento e manejo das complicações agudas e crônicas da doença.

A nova etapa do Proced, entre os dias 26 e 30 próximos, contemplará os municípios de Paulo Afonso, Abaré, Rodelas, Macururé, Chorrochó, Pedro Alexandre, Santa Brígida, Jeremoabo, Glória, Cícero Dantas e Dias D’Ávila, com a finalidade de dar apoio às políticas de atenção integral à saúde de pessoas com diabetes no âmbito do SUS, através da construção de capacidades técnicas dos profissionais de saúde para o cuidado ao agravo, desenvolvendo estratégias eficazes para aplicação e disseminação dos conhecimentos, mobilização comunitária e auto cuidado.

A escolha dos municípios para a nova etapa do Proced ocorreu mediante critérios como a cobertura de mais de 50% da Estratégia de Saúde da Família, a participação no Programa Medicamento em Casa (Medcasa), a rede básica organizada e a existência, na regional, de pelo menos 60% dos municípios qualificados na assistência em diabetes mellitus e doenças crônicas.

A.G. Mtb 696/Ba
Cedeba/começa