Cedeba dá início a mais uma etapa do Proced

26/05/2014 18:38

Uma nova etapa do Projeto de Qualificação do Cuidado e Mobilização Comunitária em Diabetes (Proced), agora contemplando 11 municípios baianos, foi iniciada hoje, dia 26, no Grande Hotel da Barra, numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), em parceria com a Fundação Mundial de Diabetes (WDF), Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – Regional Bahia.

Nessa manhã, durante a abertura do treinamento, a diretora do Cedeba, Reine Chaves, falou sobre as etapas anteriores do Proced, que foi concebido com o objetivo de possibilitar a participação de estados brasileiros e países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em atividades de capacitação, aperfeiçoamento, mobilização comunitária e produção de materiais educativos para a atenção ao diabetes, promovendo a troca de experiências adaptáveis a diversas realidades sócio econômicas.

A diretora do Cedeba agradeceu ao ex-secretário Jorge Solla, que viabilizou o convênio com a Federação Internacional de Diabetes, possibilitando, desse modo, a realização do projeto. Representando o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, a superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Gisélia Santana Souza, destacou que o curso vai qualificar a área da atenção primária, que é fundamental para a resolutividade na área da saúde, lembrando que o Cedeba é referência nacional e internacional na atenção ao diabetes, contando com uma equipe qualificada e comprometida com o SUS.

A enfermeira Maria do Carmo Rocha, responsável pela atenção básica na 10ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Paulo Afonso, afirmou que com esta capacitação “teremos um longo trabalho pela frente. Vamos caminhar todos juntos, compartilhando o treinamento e levando o conhecimento à região, que tanto precisa.” A enfermeira parabenizou a equipe do Cedeba pela iniciativa, e prometeu: “nossa região vai fazer bonito com o Proced”.

História de sucesso

As experiências bem sucedidas do Cedeba na educação em diabetes com os projetos Projad e Prodiba foram o ponto de partida para um salto maior, a partir de 2008, quando foi realizado o Módulo I do Proced, visando a melhoria da atenção em diabetes para cinco estados brasileiros (Acre, Alagoas, Mato Grosso, Tocantins e Paraíba) e dois países da CPLP – (Guiné-Bissau e Moçambique). Em 2009, ocorreu o Módulo II do projeto, com foco no rastreamento e manejo das complicações agudas e crônicas da doença.

A nova etapa do Proced, que prossegue até o dia 30, envolve nove municípios da 10ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) de Paulo Afonso (Abaré, Rodelas, Macururé, Chorrochó, Pedro Alexandre, Santa Brígida, Jeremoabo, Glória e Paulo Afonso), e os municípios de Cícero Dantas e Dias D’Ávila, e tem como objetivo apoiar políticas de atenção integral à saúde de pessoas com diabetes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), através da construção de capacidades técnicas dos profissionais de saúde para o cuidado ao agravo, desenvolvendo estratégias eficazes para aplicação e disseminação dos conhecimentos, mobilização comunitária e auto cuidado.

Fonte: Ascom Cedeba
/cedeba/proced