Sesab e Unaids lançam campanha contra HIV/Aids

04/06/2014 17:38

Com o tema “Campanha Proteja o Gol – nesta partida não deixe a Aids marcar” o Ministério da Saúde e a Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids) lançam nesta segunda-feira (9), às 10h, no Teatro Castro Alves, promovem o lançamento da campanha global de conscientização sobre o HIV/Aids. A campanha conta com a parceria das secretarias da Saúde do Estado (Sesab), Municipal de Saúde de Salvador (SMS).

A Bahia foi escolhida para sediar a campanha global. O slogan da campanha, “De Soweto a Salvador”, ilustra o elo histórico e cultural que a cidade tem com a África e ressalta a continuidade da campanha iniciada na África do Sul na Copa do Mundo da FIFA de 2010. Proteja o Gol utilizará o poder de mobilização do esporte para promover ações de conscientização sobre o HIV durante o mundial de futebol sediado pelo Brasil este ano.

Dentro desta campanha, o Ministério da Saúde ofertará testagem rápida e aconselhamento por meio de unidades móveis disponíveis (trailers) nas 12 cidades-sede. Essas unidades funcionarão como verdadeiros centros de encontro enquanto diversos grupos parceiros estabelecerão trabalhos conjuntos para a mobilização da população.

Em todo o mundo, 35,3 milhões de pessoas vivem com o HIV. No Brasil, aproximadamente 718 mil pessoas vivem com o vírus. O Estado da Bahia tem aproximadamente 100 novos casos de Aids por mês. No estado, houve 509 mortes por Aids em 2012.

A campanha “Proteja o Gol”

Em 2014, o UNAIDS lança a campanha Proteja o Gol a nível mundial durante a Copa do Mundo da Fifa no Brasil. O objetivo da campanha é usar a popularidade e poder de união do esporte para promover a prevenção do HIV, principalmente entre os jovens. Ainda, a iniciativa destaca a necessidade de expandir o acesso ao tratamento antirretroviral a 15 milhões de pessoas em 2015 em nível global.

A campanha tem como tema “De Soweto a Salvador”, pois dará continuidade à iniciativa desenvolvida durante a Copa de 2010 na África do Sul. Recentemente, Kweku e Ndaba Mandela, netos de Nelson Mandela e embaixadores da campanha, estiveram na cidade de Salvador para o evento de pré-lançamento da Proteja o Gol na Bahia. O elo que liga as duas regiões se mantém ativo na cultura baiana e foi vivido intensamente pelos embaixadores da campanha durante a visita.

Fonte: Suvisa
/aids/campanha