Notícias /

Hospital Ana Nery inaugura Serviço de Medicina Nuclear para usuário SUS

05/06/2014 20:09

O Hospital Ana Nery – HAN inaugura na próxima segunda-feira (09), às 8h30, o Serviço de Medicina Nuclear, com a entrada em funcionamento de uma gama-câmara de última geração. O equipamento é o mais moderno do Estado, e será utilizado para realização de cintilografias, com capacidade de atender a uma demanda reprimida, não suprida em tempo hábil, atualmente com tempo de espera entre dois e três meses para a maioria dos procedimentos, sendo consideravelmente maior para a cintilografia miocárdica.

A sua instalação no HAN é estratégica, uma vez que o Ana Nery é a unidade referência em cardiologia na Bahia, e a cintilografia miocárdica é um procedimento estabelecido e preconizado nos protocolos de avaliação da doença coronariana. A implantação do serviço é fundamental para todo o Estado, considerando que não se dispunha de nenhum do gênero em funcionamento para atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde – SUS, o que forçava a criação de convênios com instituições, clínicas e hospitais privados, devido ao alto custo do procedimento.

A nova máquina tem uma capacidade que possibilita realizar qualquer tipo de cintilografia em menos tempo do que equipamentos antigos, tornando o exame mais confortável para os pacientes. Além disso, sua utilização permite uma melhor elucidação diagnóstica fazendo com que só sejam adotados métodos mais invasivos quando não houver possibilidade de êxito no tratamento clínico.

Para a médica Adelina Sanches, Coordenadora do Serviço de Cintilografia do HAN, as vantagens do método à disposição da população trará inúmeros benefícios, por ser um exame funcional, não invasivo, e que têm a capacidade de triar melhor os pacientes de acordo com o risco. Isso evita a realização desnecessária de procedimentos mais complexos e poupa recursos ao SUS.

Participarão da inauguração o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, a atual reitora da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Professora Dora Leal, e o reitor eleito, Professor João Salles, membros da diretoria do hospital e do corpo docente da UFBA, e outras autoridades políticas.

Além disso, o HAN irá comemorar a realização dos primeiros 500 procedimentos para tratamento de varizes com espuma densa guiada por ecodoppler. O Serviço de Cirurgia Vascular organizou uma discussão científica que será realizada após a inauguração, no auditório do hospital, às 10h. Serão ministradas palestras com os médicos José Siqueira Filho, Marcelo Liberato, Suzanna Sanches e Rodrigo Riccio nas quais serão discutidos temas relacionados ao assunto e a avaliação do 1º ano de funcionamento do ambulatório de escleroterapia.

O hospital é referência no estado para o atendimento nas áreas de Cardiologia (Cardiologia Clínica e Cirúrgica), Nefrologia (Hemodiálise e Transplante), e Cirurgia Vascular. Com a aquisição da nova máquina de cintilografia todas as especialidades médicas, e consequentemente todos os pacientes da rede SUS que necessitem desta avaliação serão beneficiados, através da prestação de um serviço com perfil avançado. O que torna o Hospital Ana Nery uma das referências também na área de diagnóstico por imagem no estado.

Fonte: Ascom HAN
/han/medicina nuclear