Notícias /

Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado na Fundação Hemoba

10/06/2014 17:12

O dia 14 de junho é dedicado ao Dia Mundial do Doador de Sangue. Em todo o mundo são organizadas ações que objetivam conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue, e em especial, agradecer aos milhões de doadores voluntários pela sua generosidade em contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas.

Na Fundação Hemoba não será diferente. Este ano, o tema da principal da campanha enaltece as ações do hemocentro em toda a Bahia: Por isso o programa “Hemoba em Ação” tem como objetivo promover a doação voluntária não remunerada e sensibilizar a população a se comprometer em alcançar a autossuficiência de sangue nos hospitais públicos do estado.

No próximo sábado, dia 14/06, o hemocentro coordenador localizado na Avenida Vasco da Gama (ao lado do HGE) receberá a visita de várias instituições e grupos que farão doação voluntária, entre eles, destacam-se: Conselho Jedi Bahia, (fã-clube de Star Wars no estado), Fã Clube do Chiclete com Banana, com a campanha “Chicleteiro tem Sangue Bom” e o grupo de Roda de Integração Feminina de Capoeira.

No Brasil, em alguns períodos do ano como (dezembro, janeiro e julho) falta sangue nos bancos. E é, infelizmente, nesse período que os hospitais mais precisam, devido ao grande número de acidentes que ocorrem nas estradas movimentadas.

O ciclo do sangue

Em qualquer hemocentro da Hemoba, antes da coleta, o doador passa por um teste para saber se tem sangue suficiente para doar e não ficar anêmico. O peso e a pressão arterial também são avaliadas e uma entrevista é realizada para saber sobre o estilo de vida da pessoa. Sendo aprovado, segue para doação enquanto amostras de sangue são coletadas para exames de diversas doenças. Os exames seguem em paralelo ao processamento do sangue doado.

Para doar sangue é preciso sentir-se bem e com saúde. Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; Pesar acima de 50 kg.; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação); Ter entre 16 e 69 anos de idade, lembrando que candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos somente com autorização, por escrito, por um dos pais ou o responsável legal.

Fonte: Ascom Hemoba
/hemoba/dia mundial