Aconteceu na última terça-feira (10), às 14h, no auditório do Iperba, a Oficina de Boas Práticas, realizada pelo NEPE – Núcleo de Educação Permanente do Iperba. Liderada pelo enfermeiro Elbo Araújo e residentes de enfermagem, o evento possui o intuito de sensibilizar os funcionários do hospital sobre a relevância das boas práticas na assistência ao parto e nascimento.
A gravidez e o nascimento são eventos únicos na vida da mulher e deste modo é responsabilidade de todos proporcionarem-lhe um ambiente humanizado, adotando práticas assistenciais que apóie esse momento. As boas práticas no trabalho de parto objetivam devolver à mulher seu lugar de protagonista deste momento, apoiado na capacidade técnica dos profissionais de saúde que a assistem, sem intervenções desnecessárias e respeitando os seus direitos reprodutivos.
Algumas atitudes são recomendadas pelo Ministério da Saúde para boas práticas durante o trabalho de parto, são elas: oferta de líquidos por via oral durante o trabalho de parto; liberdade de posição durante o trabalho de parto; monitoramento cuidadoso do progresso do parto e métodos não invasivos e não farmacológicos de alívio da dor.
Fonte: Iperba
/iperba/boas práticas 2