Sesab e Cosems assinam convênio

17/06/2014 19:39

Cooperação técnica para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios baianos. Este é o principal objetivo do convênio firmado nesta terça-feira, 17 de junho, entre a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA).

O documento foi assinado pelo secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, o presidente e a vice-presidente do Cosems, Raul Molina e Stela Souza, respectivamente secretários da Saúde dos municípios de Sapeaçu e Itacaré, e o superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu.

A parceria, no valor total de R$ 966 mil e período de vigência entre junho de 2014 e maio de 2016, visa a aquisição de veículo e equipamentos para o desenvolvimento das ações do Cosems, que atuará como facilitador para a consolidação do processo de descentralização do SUS na Bahia, por meio de instrumentos que auxiliem aos gestores municipais na implementação das políticas de saúde, fortalecendo a gestão da saúde pública numa perspectiva regional.

“Os recursos destinados neste convênio visam fortalecer a instituição que congrega todos os secretários municipais de saúde do estado, para a capacitação de gestores municipais, viabilizar treinamentos para profissionais de saúde e fortalecer a estrutura SUS em nosso estado”, salientou o secretário Washington Couto.

De acordo com o presidente do Cosems, Raul Molina, a assinatura do convênio só vem consolidar as ações do conselho. “Além de agregar os secretários, o Cosems participa da qualificação dos gestores e na descentralização e regionalização do SUS”. Para a vice-presidente do Conselho, Stela Souza, o convênio irá proporcionar a participação de equipes técnicas qualificadas para o desenvolvimento de ações nos municípios de forma integrada com o Ministério da Saúde nas nove macrorregiões de saúde do Estado.

Ascom Sesab
/geral/cosems