Notícias /

“Arraiá” movimenta Centro Obstétrico do Hospital Geral Roberto Santos

27/06/2014 20:06

O calor dos festejos juninos deu o tom da confraternização entre funcionários no Centro Obstétrico da Maternidade Dulcinéia Moinho, no Hospital Geral Roberto Santos. A festa, o “Arraiá da Dulcinéia”, foi organizada pela Diretoria Técnica Materno-Infantil e contou com a participação de servidores dos mais diversos setores do Hospital, que confraternizaram em volta de uma mesa servida com as delícias típicas desta época do ano.

Mungunzá, canjica, arroz doce, bolos de aipim e de milho, pé de moleque, laranja e licor, além de pãezinhos e frios, sucos e refrigerantes, trazidos pelos próprios funcionários da Maternidade, compuseram uma mesa farta no ambiente enfeitado com bandeirolas, chapéus de palha e outros itens característicos das festas de junho. “É muito bom desfrutar deste clima de confraternização e congraçamento entre os funcionários, e em um momento que marca mais uma conquista, que é a reforma de nossa maternidade”, afirmou Delvone Almeida, diretora Geral do HGRS.

Homenagear os santos de junho (Santo Antonio, São João e São Pedro) como reforço à tradição nordestina foi um dos motivos apontados pela diretora técnica Materno-Infantil, Alcione Bastos, para realizar a festa, cujo convite para a festa foi extensivo aos servidores de diversas áreas do HGRS. “Afinal, todo o Hospital acaba envolvido, direta ou indiretamente, com as atividades da maternidade”, explicou. Outro motivo, segundo Alcione, foi “trazer um pouco mais de alegria aos servidores envolvidos na reforma, que se dedicam e trabalham mesmo nos feriados”.

Reforma em curso

Iniciadas há meses, as obras de reforma da Maternidade Dulcinéia Moinho, prevista desde o ano passado, incluem toda a unidade, desde o Centro Obstétrico (Emergência Obstétrica, no andar térreo) até as Enfermarias, no 3º andar, onde ficam os alojamentos conjuntos para mães e bebês e a unidade Mãe Canguru. A reforma das instalações físicas do Centro Obstétrico tem projeto elaborado mediante parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família, dentro das ações do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, enquanto as obras nas instalações das Enfermarias do 3º andar, que já se encontram em fase adiantada, se dão em parceria entre a Sesab e o Grupo Ação Social G10.

Tudo acontece sem que o funcionamento da maternidade tenha sido interrompido, como destaca a diretora técnica da área. No Centro Obstétrico, os trabalhos são feitos por etapas, a primeira delas já concluída e entregue. Estão finalizados vários ambientes: Conforto e Estar Médico, dois Consultórios, Sala de Exame equipada com aparelho de ultrassonografia e uma Sala de Observação, com dois leitos. Em andamento, o Posto de Enfermagem e as salas de Pré-Parto.

B.F. / DRT/Ba 1158
/hgrs/arraiá