Notícias /

Realizada primeira cirurgia torácica por vídeo da rede SUS na Bahia

15/07/2014 21:36

Uma equipe de profissionais do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, referência no tratamento de doenças respiratórias, realizou a primeira cirurgia torácica por videolaparoscopia da rede SUS (Sistema Único de Saúde) na Bahia, nesta terça-feira, 15 de julho. O procedimento, chamado de lobectomia videoassistida, durou duas horas e foi realizado em uma paciente de 56 anos, tendo como finalidade a retirada de um nódulo pulmonar para a realização de biópsia.

A cirurgia torácica vídeo assistida representa um avanço em relação à segurança do paciente, redução de custos cirúrgicos e da internação hospitalar, menor risco de sangramento, comparada à intervenção tradicional, conhecida como cirurgia aberta.

De acordo com o coordenador do serviço de cirurgia do HEOM, Sérgio Tadeu, enquanto na cirurgia tradicional, o paciente passa sete dias internado, no procedimento por vídeo esse tempo cai para três dias, em média. “Utilizamos duas pequenas incisões, onde inserimos uma microcâmera e as pinças e visualizamos toda a cavidade torácica, reduzindo a dor e o desconforto no pós-operatório”, explicou Tadeu.

Para o diretor da unidade, Renan Araújo, esse é um procedimento extremamente mais vantajoso para o restabelecimento do paciente. “Por se tratar de uma cirurgia minimamente invasiva, o paciente se recupera sem dor e em menor tempo”, ressaltou o gestor.

A.S./DRT 3509-Ba
/HEOM/cirurgia torácica