Sensibilização dos gestores é tema de seminário da Ouvidoria SUS Bahia

16/07/2014 20:59

Com o objetivo de sensibilizar os gestores quanto à importância das Ouvidorias do SUS – Sistema Único de Saúde – foi realizado no Grande Hotel da Barra nesta quarta-feira, 16 de julho, o Seminário de Sensibilização dos Gestores das Secretarias Municipais da Saúde e dos Hospitais da Rede SUS Bahia. Durante o evento, o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto apresentou o seminário “A ouvidoria enquanto ferramenta de gestão”, onde ressaltou a importância de assegurar ao cidadão a oportunidade de participar da gestão das políticas públicas.

“Esse caminho de ampliar os canais de comunicação com os usuários do SUS é importantíssimo e a ouvidoria tem esse papel de aproximar os gestores da população, tanto nos momentos de celebração como neste período em que os números da Copa do Mundo são bastante positivos, quanto para adequar a gestão dos recursos às reclamações do cidadão”, pontuou Couto.

Comunicação e articulação

A principal função da Ouvidoria SUS Bahia é estabelecer um canal de comunicação e articulação entre o cidadão e a Gestão Pública da Saúde, por meio de sugestões, reclamações, denúncias e elogios, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Entre novembro/2012 e junho/2014 deram entrada na Auditoria 254 demandas oriundas da Ouvidoria. Destas, 156 já foram concluídas, 55 estão em processo de auditoria e 43 aguardam programação. A parceria entre estas duas instâncias têm trazido resultados positivos para o fortalecimento do SUS na Bahia.

“Nosso objetivo é fortalecer a democracia e o Sistema Único de Saúde, com respeito ao cidadão”, afirmou Elide Carvalho, coordenadora da Ouvidoria SUS.

O evento contou com a presença de Ricardo Luiz de Mendonça, presidente do Conselho Estadual de Saúde,  Jones Carvalho, Ouvidor-Geral do Estado, Rodrigo Kuada, secretário de Saúde do município de Nova Viçosa e secretário geral do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems), e de representantes do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges).

A.S. – DRT 3509-Ba
/ouvidoria/seminário2