HRJ comemora cinco anos de conquistas com ampliação no número de atendimentos

18/07/2014 20:29

Inaugurado no dia 15 de julho de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, o Hospital Regional de Juazeiro completa cinco anos de funcionamento com uma história de grande importância e muitos serviços prestados à cidade e à região. Desde a sua inauguração, o HRJ já realizou cerca de 400 mil atendimentos de urgência, ambulatorial e internações, além da realização de mais de um milhão de exames laboratoriais e de imagem.

Para comemorar os avanços, foi celebrada hoje (18), na unidade, Missa de Ação de Graças para os funcionários e usuários. Logo em seguida, foi oferecido um bolo aos convidados, que acompanhados pelos diretores, cantaram os parabéns para a unidade de saúde.

Com um crescimento de mais de 300% nos atendimentos, o HRJ é o principal hospital de referência em atendimento de urgência, internamentos clínicos e cirúrgicos não traumáticos, na realização de cirurgias ambulatoriais e no atendimento a pacientes oncológicos, portadores de doenças infecto contagiosas e crônicas da região do submédio do São Francisco. Sob a perspectiva assistencial, como referência para o SUS, o hospital oferece ao usuário do sistema público de saúde o acesso a uma assistência especializada, humanizada, nos métodos menos invasivos e mais resolutivos aos problemas de diagnóstico, tratamento e recuperação.

As conquistas

Além de adotar o Acolhimento por Classificação de Risco, priorizando o atendimento a pacientes em estado mais grave, a unidade passou a disponibilizar muitos serviços até então inéditos na região de Juazeiro, a exemplo da implantação do Centro de Oncologia, da Clínica de Queimados, com cirurgião plástico, e da enfermaria exclusiva para tratamento vascular clínico e cirúrgico.

Ampliando a oferta de serviços oferecida à população e realizando procedimentos que antes só eram encontrados nos grandes centros, o HRJ oferece aos seus pacientes, assistência multiprofissional, com uma equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.

Como forma de dar continuidade à prestação da assistência ao paciente quando de alta hospitalar, o HRJ oferece ainda o Programa de Internação Domiciliar (ID), que beneficia 30 pacientes por mês. “Nesses cinco anos, o hospital começou com um perfil e foi ampliando seus serviços. A população passou a deslocar-se menos para outras localidades, porque já encontra aqui a resolução do seu problema. O Hospital Regional de Juazeiro foi uma grande conquista para esta região”, comenta a superintendente do HRJ, Ana Beatriz Mota Aguiar.

Importante por prestar um serviço humanizado e integrado ao ensino e à pesquisa, ao longo desses anos o HRJ desenvolve um importante papel na formação de recursos humanos na área da saúde. Referência no interior da Bahia em Programas de Residência, o HRJ dispõe de 16 vagas de residência médica em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Coloproctológica, Medicina Intensiva e 12 vagas em residência Multiprofissional. Além disso, o hospital recebeu 866 estudantes de graduação das áreas medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, farmácia e fisioterapia.

Fonte: Ascom do HRJ
Juazeiro/ampliação