Notícias /

Site mostra o projeto “MaisContatoMaisDanca” do Cedap

22/07/2014 12:50

O projeto “MaisContatoMaisDanca”, desenvolvido pelo Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), a partir de agora pode ser conhecido através do site http://maiscontatomaisdanca.wix.com/mais, criado pela médica infectologista e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), Eline Gomes, com apoio da coordenação de Educação em Saúde do centro.

O projeto apresentado no site é uma iniciativa que colabora com a qualidade de vida de pessoas com e sem HIV/Aids, através da prática de dança e outras artes. No Cedap, é realizado com a colaboração de diversos profissionais de dança e apoio da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+) – Núcleo Bahia, com o objetivo de estabelecer um espaço de vínculos sociais que possibilitem o intercâmbio, criatividade coletiva, conhecimento das possibilidades do corpo, ampliação da sensibilidade e convivência entre diferentes gêneros, classes e condições.

Os encontros do “MaisContatoMaisDança” acontecem semanalmente no Cedap, com três horas de duração, e uma programação contínua, que consiste em aulas de dança de “Contato Improvisação” e outras técnicas relacionadas.

A dança improvisação, como descreve a infectologista e dançarina Eline Gomes, é uma forma de dança onde as pessoas compartilham o peso através do toque corporal, e improvisam movimentos, construindo a própria dança no instante em que é dançada. Esse tipo de dança se organiza a partir de princípios que constroem um campo favorável para trabalhar com várias questões que podem emergir entre pessoas vivendo com HIV/Aids.

Além da dança improvisação, são também incluídos no projeto outros tipos de atividades, como a promoção de encontros com outros artistas e pessoas de interesse para o projeto, visitas a espaços culturais, exibição de vídeos e ações que vinculam arte e prevenção, educação e cidadania.

O projeto do Cedap é voltado para pessoas soropositivas adultas, de qualquer gênero, cor, origem, práticas sexuais, religiosas, que tem algum interesse por dança, que desejam se movimentar, conhecer novas pessoas, e demonstrem interesse pela arte.

Todas as informações sobre o projeto, como funciona, professores e convidados, como colaborar, entre outras, estão disponíveis no site http://maiscontatomaisdanca.wix.com/mais ou no http://www.youtube.com/watch?v=veo1NZYvZIo

A.G. MTb 696/Ba
Cedap/site