Caminhada neste domingo no Dique do Tororó alerta para as Hepatites Virais

23/07/2014 12:56

As Hepatites Virais continuam sendo um grave problema de saúde pública pela sua distribuição geográfica em todo o mundo, de prevalência variável nas diversas regiões do Brasil, associam-se frequentemente a complicações como a cirrose hepática e o carcinoma hepatocelular.

Para chamar a atenção da população para o problema e marcar o Dia Mundial de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Coordenação do Programa de Hepatites Virais, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo Vontade de Viver, promove neste domingo (27), às 8h30, uma caminhada no Dique do Tororó. Na oportunidade, serão oferecidos testes rápidos para detecção dos vírus B e C à demanda espontânea da população.

No interior, as ações serão desenvolvidas pelos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Assistência Especializada (SAE) Centros de Referência e coordenações da vigilância epidemiológica dos municípios, com apoio das Diretorias Regionais de Saúde.

Hepatites Virais

O vírus da Hepatite B é 100 vezes mais infectivo que o HIV (Aids) e segundo a Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da Hepatite B, 2 bilhões já tiveram contato com o vírus, aproximadamente 2 milhões de infectados no Brasil e 1milhão de mortes/ano no mundo. O vírus da hepatite C tem aproximadamente cerca de 200 milhões de portadores, é a maior causa de cirrose e câncer de fígado.

Na Bahia, apesar das subnotificações, foram registrados 23.328 casos suspeitos de Hepatites Virais no período de 1975 a julho de 2014, destes, foram confirmados 4.007 casos de Hepatite A, 4.593 de Hepatite B e 3.773 de Hepatite C, e ocorrência de 636 óbitos no período de 2006 a julho de 2014.

A vacina contra hepatite B está disponível para a população desde o primeiro dia do nascimento da criança até os 49 anos de idade nas unidades públicas de saúde, e a vacina contra hepatite A entrará no calendário básico para crianças de 1 ano a 1 ano 11 meses e 29 dias.

Fonte: Divep
/hepatite/dia mundial