Notícias /

Em parceria com o SUS, Hospital da Bahia abre 10 leitos de UTI

25/07/2014 01:29

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral, é a principal causa de morte e incapacitação no Brasil e a terceira doença que mais mata no mundo. Com o objetivo de reforçar o atendimento emergencial e acompanhamento preventivo de pacientes neurológicos com AVC hemorrágico foi inaugurado nesta quinta-feira (24), o Instituto do Cérebro, no Hospital da Bahia, em Salvador. A estrutura dispõe de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neurológica com 10 leitos, para ampliar a assistência aos pacientes portadores de acometimentos neurológicos agudos, com atendimento a pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

O espaço tem o objetivo de oferecer serviços de neurologia mais completos, com diagnósticos preventivos e emergenciais mais precisos, além do tratamento integral com profissionais especializados.

Convidado para palestrar na solenidade, o professor e neurologista João José Carvalho, chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Geral de Fortaleza, falou da experiência cearense no tratamento da doença. “O paciente do AVC precisa de diagnóstico precoce para reduzir sequelas e mortes. Em Fortaleza trabalhamos para reduzir os fatores de risco e montamos uma estrutura de atendimento rápido e especializado que faz toda a diferença no restabelecimento desses indivíduos”, explicou Carvalho.

Para o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Andrés Alonso, a parceria entre o Hospital da Bahia e o SUS é de fundamental importância para o tratamento da doença em Salvador. “Com certeza, a abertura desse centro irá contribuir para o melhor atendimento ao cidadão”.

Entre os sintomas do AVC estão alterações motoras, de fala, dormência e formigamento. Diante de suspeita de um caso, a recomendação é realizar alguns testes como pedir que a pessoa sorria e observar se o sorriso está torto. Em seguida, verificar se ela consegue levantar os dois braços e verificar se há alguma diferença na fala.

Unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos

Na Bahia, a Unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) é a única no serviço público de saúde no estado a proporcionar aos usuários do Sistema Único de Saúde um atendimento diferenciado, otimizando a assistência neurológica aos pacientes acometidos pela emergência neurológica.  

O projeto pioneiro foi inaugurado no dia 14 de maio de 2012, ocupando uma área de 112 metros quadrados, com profissionais especializados durante 24 horas, equipe multidisciplinar, ponto de ECG, carrinho de parada e 11 leitos, dos quais dois para ventilação mecânica e um para trombólise.

A.S./DRT 3509-Ba
/avc/hosp.Bahia