Notícias /

Rastreamento do câncer de mama será feito em mais sete municípios

25/07/2014 18:39

No mês de agosto, mais sete municípios da Bahia serão beneficiados com a estratégia itinerante do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). No total, serão disponibilizadas quase oito mil mamografias, beneficiando a população de mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de Jaborandi, Serra do Ramalho, Canápolis, Santa Maria da Vitória, Serra Dourada, Correntina e Feira da Mata.

A Unidade Móvel é composta por 02 mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia/unidade. Após a mamografia, num segundo momento, FASE II, serão realizados os exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.

A estratégia, neste mês, atenderá dentro do seguinte cronograma: De 1º a 5 de agosto a equipe do programa estará em Jaborandi; De 03 a 08 de agosto, será a vez das mulheres do município de Serra do Ramalho; De 08 a 12 de agosto será atendida a população feminina de Canápolis; De 12 a 19, a ação estará em Santa Maria da Vitória; De 15 a 23 a estratégia ocorre em Serra Dourada; De 23 a 28, serão atendidas as mulheres de Correntina e de 26 a 28, Feira da Mata.

L.S./M.Tb.909-Ba
/saúde em movimento/agosto