Notícias /

CETAD abre inscrições para curso de pós-graduação em Álcool e outras Drogas

01/08/2014 18:35

Na próxima segunda-feira, dia 4, estarão abertas as inscrições do curso de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em Atenção integral ao consumo e aos consumidores de substâncias psicoativas nos Estados da Bahia e Sergipe. O curso é financiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e executado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), tendo como coordenador geral o médico psiquiatra Antônio Nery Alves Filho, professor associado da Faculdade de Medicina da Ufba, fundador e coordenador-geral do CETAD.

A pós-graduação terá uma carga horária total de 442 horas, a ser distribuída num período de aproximado de um ano e meio (18 meses), com encontros mensais. Foram destinadas 40 (quarenta) vagas para profissionais de nível superior completo, previamente selecionados, e que atuam na rede pública (municipal, estadual ou federal), dos estados da Bahia e Sergipe, com as questões relacionadas à temática do curso ou profissionais do quadro permanente de Organizações Sociais ou Instituições afins, reconhecidas de interesse/utilidade pública, em funcionamento há pelo menos dez (10) anos, que atuem na área especifica da saúde, com algum tipo de vínculo ou convênio com o serviço público (municipal, estadual, federal), prestando assistência especificamente aos usuários de substâncias psicoativas nas questões relacionadas à atenção integral ao consumo e aos consumidores de substâncias psicoativas nos estados da Bahia e Sergipe. Todos esses critérios devem ser comprovados através de documentação específica.

O curso conta com a experiência dos profissionais responsáveis pelo primeiro e segundo cursos (2009, 2013) e da turma iniciada em 2014 para profissionais do estado do Piauí, todos realizados pelo Cetad/Ufba.

A equipe tem como coordenadora técnica a professora Maria Eugenia Nuñez (psicóloga, psicanalista, mestre em Saúde Mental da UNER – Argentina), como coordenadora pedagógica a professora Mônica Coutinho (Bacharelado em Sociologia (1992), graduação em Licenciatura em Ciências Sociais (1996), e mestrado em Saúde Comunitária (2006) pela Universidade Federal da Bahia, e como coordenadora administrativa Izabel Christina Liberal Vieira (graduada em Administração pela PUC/SP).

Ascom/Sesab
Cetad/especialização