16ª Dires promove Seminário sobre Hanseníase

06/08/2014 20:13

A 16ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) promove nesta sexta-feira (8), no auditório do Colégio Gilberto Dias Miranda, durante todo o dia, um Seminário sobre Hanseníase. O encontro tem por objetivo capacitar as equipes municipais da região de saúde de Jacobina, no diagnóstico precoce e tratamento da doença, já que a região apresenta um perfil epidemiológico endêmico. De acordo com a equipe de saúde da Regional, a capacitação destes profissionais constitui uma das prioridades para o desenvolvimento de ações integrais e efetivas de promoção, prevenção e proteção da saúde da população.

Técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, irão qualificar estes profissionais para que possam realizar um diagnóstico precoce, com coleta adequada, encaminhamentos de exames e medidas de tratamento, conforme protocolos. Serão ministradas também aulas práticas.

Para o seminário, o público alvo serão os médicos, enfermeiros e bioquímicos dos 19 municípios da região, em torno de 100 participantes. Segundo a diretora da 16ª Dires, Kátia Cristina Alves de Souza, este curso foi inicialmente concebido para atender às necessidades básicas dos municípios da região e contribuir para o alcance das metas pactuadas pelos municípios e o estado. “Com a melhoria destas ações, principalmente através da qualificação dos profissionais, com certeza o acesso dos usuários e o fluxo de atendimentos serão melhores organizados nas unidades de saúde, possibilitando a este um diagnóstico mais precoce e consequentemente a possibilidade da cura”, explicou.

Fonte: 16ª Dires
/dires/hanseníase Jacobina