Notícias /

Sesab anuncia primeira PPP de bioimagem da saúde pública no Brasil

07/08/2014 17:13

Em sessão marcada para esta sexta-feira, dia 8, às 14h30min, na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo, será anunciado o consórcio vencedor da licitação pública para gestão e operação de serviços de apoio ao diagnóstico por imagem em 12 hospitais da rede própria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Esta será a primeira experiência de gestão privada do sistema de diagnóstico na área de bioimagem do setor público através do modelo de Parceria Público-Privada (PPP). O projeto aumentará a oferta de exames em até 600% na Bahia.

O projeto de PPP Diagnóstico por Imagem desenvolvido pela Sesab, em parceria com o International Finance Corporation (IFC)) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê a prestação dos serviços de tomografia, ressonância, mamografia e raios X, em uma central de imagem a ser construída pelo parceiro privado, representando uma grande economia para o Estado, por reduzir o tempo de internamento de pacientes à espera dos resultados de exames, além de garantir uma atualização periódica da tecnologia, já que os investimentos para esta atualização estão previstos no contrato de concessão.

Inicialmente, serão contempladas 12 unidades hospitalares da rede estadual, mas a central terá capacidade para atender, posteriormente, aos 43 hospitais da rede pública. Os hospitais estarão integrados a uma Central de Laudos, em Salvador, que vai permitir a integração de toda a rede. O paciente vai poder fazer os exames no interior e o laudo será acessível na capital ou em outra cidade, pela internet.

Estão contemplados no projeto, nesta primeira fase, os seguintes hospitais: Ernesto Simões Filho, Geral do Estado, Roberto Santos, Octávio Mangabeira, o Centro Estadual de Oncologia (Cican), Instituto Couto Maia, todos em Salvador, e mais o Geral de Camaçari, Menandro de Faria (Lauro de Freitas), Regional de Guanambi, Geral de Vitória da Conquista, Prado Valadares (Jequié), e Luis Viana Filho (Ilhéus).

EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS
Esta será a terceira unidade da Sesab a funcionar com o modelo de gestão através de Parceria Público Privada. A primeira experiência de PPP realizada na área da saúde pública no Brasil foi o Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, desenvolvida pela Sesab, e avaliada como um dos 10 mais inovadores projetos de saúde do mundo, pela KPMG (organização internacional – Cutting Through Complexity).

A segunda experiência foi o Instituto Couto Maia (ICOM), que teve como vencedor da licitação para construção e administração o consórcio formado pelas empresas MRM e SM Gestão Hospitalar. O contrato de concessão já foi assinado e as obras estão em andamento, com previsão de serem concluídas em 2015.
O Icom, que está sendo construído em Salvador, vai contar com 155 leitos, sendo 30 UTIs, e será especializado em doenças infecciosas e parasitárias. O objetivo é tornar também o novo Couto Maia um centro de referência internacional em pesquisa no campo de doenças infecciosas.

ASCOM/SESAB
PPP/Bovespa