Notícias /

Novas unidades otimizam atendimento médico e odontológico no extremo sul

08/08/2014 16:54

Três obras concluídas na área da saúde, que eram aguardadas por quem vive no extremo sul da Bahia, já estão disponíveis para a população. Foram construídos, às margens da BR-418, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Unidade Básica de Saúde.

O secretário estadual da Saúde, Washington Couto – acompanhado do apoiador institucional da Atenção Básica do Ministério da Saúde na Bahia, Antônio Carlos da Silva, e de autoridades municipais – participou, nesta quinta-feira (7), das inaugurações das duas unidades de saúde, que funcionam uma ao lado da outra.

O CEO dispõe de salas amplas e climatizadas com três consultórios e laboratório de próteses. Todos os ambientes da Unidade Básica de Saúde, como a farmácia, salas de procedimentos, de vacinas e os consultórios dos enfermeiros, médicos e dentistas, também dispõem de aparelhos de ar-condicionado, além de mobiliário e equipamentos médicos 100% novos.

Atenção primária

Couto explicou que as obras são resultado de parceria das três esferas de governo e integram os programas Saúde da Família e Brasil Sorridente. Segundo ele, em parceria com o Ministério da Saúde, foram construídas, reformadas ou ampliadas mais de 1,4 mil unidades de saúde. “Nossos programas levam [atendimento] para a população independente de estar isolada ou [em áreas] mais distantes. Reconhecemos a importância de centros de odontologia especializados como este”.

A consultora de vendas em Posto da Mata, Maria Rabelo, informou que, além da aparelhagem moderna, parte dos profissionais que irão atuar na unidade chegou há pouco tempo no distrito, mas já conquistou o coração dos moradores. “Nós temos uma médica [cubana] que atende muito bem. Eu, que não sou muito de andar no posto, já fui atendida por ela que é muito atenciosa. A gente gosta de vir para o posto do que para o hospital justamente pelo atendimento”.

A enfermeira Cristiane Rodrigues é uma das 15 profissionais de saúde que estarão à disposição de quem procurar a unidade. Segundo ela, “a ansiedade para estarmos na nova unidade é muito grande, pois ficávamos num local muito compacto e queríamos iniciar logo a atender esta comunidade”

Reforma de USF

Para qualificar e reforçar a atenção básica no município de Ibirapuã, a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Tânia Araújo passou por reforma geral e também recebeu equipamentos novos. Juntamente com autoridades municipais, o secretário Washington Couto esteve na cidade para entregar oficialmente a obra.

Conforme o coordenador da USF, Júnior Monfardine, após as melhorias, profissionais como ginecologista-obstetra, dentista, fisioterapeuta, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde passam a realizar em condições adequadas cerca de 160 procedimentos diários. “Nossa expectativa é a melhor possível. Estamos com mais espaço e mais disponibilidade de material para atender melhor a população”.

Segundo a assistente social em Ibirapuã, Maria Nilza Prates, antes das intervenções na unidade de saúde, “não tinha essa aparência legal na recepção e aqui dentro, com as divisórias que foram colocadas”.

Fonte: Secom
/dires/extremo sul