A partir de agora, os profissionais de saúde podem obter todas as informações relacionadas ao vírus Ebola, totalmente atualizadas, no portal da Secretaria da Saúde do Estado – Sesab (www.saude.ba.gov.br) que, através de um espaço, vai direcionar para o endereço do Ministério da Saúde (MS).
O acesso ao portal da Secretaria de Vigilância da Saúde do MS é através do site da Sesab, que abriga um link no topo, do lado direito. No espaço, os usuários encontram ícones com o histórico e situação atual da doença, orientações de biossegurança, transmissão, diagnóstico e tratamento, dentre outros.
O MS esclarece que não há caso suspeito ou confirmado da doença no Brasil. Vale ressaltar que o risco de transmissão para o país é considerado baixo. De acordo com informações oficiais divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os países acometidos pelo surto do vírus Ebola são Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.
No portal, os profissionais encontram as informações atualizadas diariamente, com os dados recebidos da OMS sobre a situação do Ebola. Como a doença é transmitida pelo contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, a transmissão para outros continentes é considerada como pouco provável.