Notícias /

Diálise e transplante renal serão discutidos em encontro

21/08/2014 13:30

Acontece amanhã (22), das 8 às 17h30m, no auditório da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina, o III Encontro de Profissionais das Clínicas de Diálise e Centros de Transplante Renal. O evento, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Sistema Estadual de Transplantes e coordenação de Redes de Apoio Especializado em Nefrologia, discutir e alinhar o processo de trabalho na assistência aos pacientes portadores de doença renal crônica, facilitando e integrando as ações das clínicas de diálise, centros transplantadores e a Central de Transplante.

Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, vem sendo observada uma grande descentralização dos serviços de diálise, possibilitando que os pacientes possam realizar o tratamento mais próximo de suas residências. Existem hoje, na Bahia, 34 serviços de diálise e aproximadamente 6.000 portadores de doença renal crônica, dos quais cerca de 1.000 aguardam por um transplante.

Durante o encontro de profissionais de clínicas de diálise e centros de transplante renal serão abordados temas como o cenário atual da doença renal na Bahia, processo doação x transplante, atuação do tratamento fora do domicílio interestadual no transplante renal, realização de exames pré e pós transplante renal e o caminhar do paciente na rede de nefrologia – da hemodiálise ao transplante. O coordenador do Sistema Estadual de Transplante falará sobre a situação atual do transplante renal na Bahia.

A.G. Mtb 696/Ba
Central de Transplante/renal